quarta-feira, 20 de junho de 2012

Será que Eu Tenho Vocação?

Vocação não é privilégio, nem imposição ou destino, mas uma escolha de Deus e uma decisão humana. É uma manifestação do amor de Deus que inspira, interpela, aponta rumos, orienta, conduz. Deus chama o homem para participar da sua obra criadora. Chama-o à vida, a ser mais, a servir, a ser filho e irmão, enfim Deus chama o homem para atingir a perfeição: “Sede perfeitos como o Pai”. Ele nos escolheu desde toda a eternidade: “Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe, eu te conheci, te consagrei, te constituí profeta... Irás onde eu te envio, nada temas. Estarei contigo para te salvar”(Jer 1,4-8). Deus continua a chamar-nos hoje, como ontem. Podemos responder SIM ou NÃO, pois Deus respeita nossa liberdade. Toda vocação é um modo especial de se revelar a face de Jesus. Jesus passa, olha, chama a cada um de nós e é Ele quem toma a iniciativa. O chamamento não depende de nós, de nossos méritos, riquezas ou qualidades. É dom gratuito de Deus. Ouvir o chamamento, reconhecê-lo e acolhê-lo, não é algo que acontece de repente. É um processo que se dá aos poucos e com ajuda das pessoas. Exige atenção, compromisso, responsabilidade, coragem. Jesus não esconde as exigências: “quem quiser me seguir deve renunciar a si mesmo e carregar a sua cruz todos os dias” . Hoje Jesus chama muitos jovens e muitas jovens ao seu seguimento. Ele chama pelo nome, “Segue-me”, talvez muitos se desculpem mas Jesus continua a insistir: “Segue-me, eu preciso de ti”. Qual será a sua resposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário