sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Bíblia. A palavra de Deus

Existe um grande esforço para fazer da Bíblia um livro participante de nossa vida diária. Não é um livro difícil de ser lido. Depois que começamos a ler e entender, sentimo-nos atraídos a buscar sempre mais nesta fonte, luz para nossa caminhada. Precisamos, porém, de um método, uma forma de leitura que nos ajude a compreender o que lemos. Um dos métodos mais destacados e incentivados é a Leitura Orante da Bíblia. Não se constitui simplesmente numa " técnica de leitura", mas uma forma de dispor-se frente a Palavra do Senhor: espírito de acolhida,abertura de coração para refletir, rezar, escutar, assumir compromisso de viver a Palavra. Ela favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo. Neste mês dedicado á Bíblia, no intuito de incentivar sua leitura,apresentamos os passos deste método. Passos da leitura orante da Bíblia: 1º Leitura: O que o texto diz?(Ler o texto várias vezes e procurar compreender o que ele está dizendo) 2º Meditação: O que o texto me diz? (Ruminar, trazer o texto para a própria vida e a realidade pessoal e social.) O que Deus está me falando? 3º Oração: O que o texto me faz dizer a Deus? (Rezar – suplicar, louvar, dialogar com Deus, orar com um salmo...) 4º Contemplação: A partir deste texto como devo olhar a vida, as pessoas, a realidade... o que devo fazer de concreto? (O que ficou em meu coração e me desperta para um novo modo de ser e agir?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário